segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ação cultural e biblioteconomia

Amigos do Blog do bibliotecário sustentável,
   Hoje penso no que poderíamos fazer como futuros bibliotecários com relação a questão de atitudes nossas de falta de respeito com o meio ambiente!
  A cultura da maioria da população baseia-se no consumismo exacerbado, que a mídia encute na mente do cidadão tendo origem em vários fatores como:
  - falta de informação;
  - preguiça;
  - falta de vontade;
  - falta de políticas públicas, entre outros fatores.

  Ao ler Milanesi em seu livro "casa da invenção",  percebi que a cultura  hoje em dia é vista como status pela sociedade, onde o ter é mais importantes do que o saber exemplificando assim  como o conhecimento fica em segundo plano ao invés de ser uma prioriadade da sociedade do conhecimento.

 Para formarmos  cidadãos que valorizem e respeitem o meio ambiente o bibliotecário deve ser como Villani mostra em seu texto sobre as "bibliotecas públicas" atuante  e mediador cultural, onde norteie e possibilite o desenvolvimento de atitudes sustentáveis que ajudem o "desenvolvimento da humanidade se comprometer as gerações futuras" encontrado no artigo 225 da CF-88.

 E vocês o que acham? Podemos fazer algo como Mediadores? 
 
Ou  ter Status  por termos uma estante em casa cheia de livros e sem utilidade?

Sua opinião é muito importante!


                     Pequenas atitudes geram grandes feitos


Referências
 BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. 1988.

MILANESI, Luís. A casa da invenção. 4 ed. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

VILLANI, Elvira. A biblioteca pública como pólo mediador  de cultura.  São Paulo: 2006. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização  em Gerência de sistemas e Serviços de informação). Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2006.

 Imagem  retirada http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Em-Sao-Paulo-empresa-incentiva-reciclagem



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário