terça-feira, 31 de maio de 2011

Ações para uma biblioteca sustentável


  Considerando as questões e problemáticas de cunho ambiental do meio urbano, pretendemos refletir sobre a possível implementação de uma biblioteca sustentável. Tendo em vista que a sociedade atual valoriza predominantemente o acúmulo de bens materiais e culturais, podemos citar MILANESI, que em seu texto "Cultura no centro", mostra o quanto a cultura do TER se sobrepõe a cultura do SER. O autor explica  que é necessário quebrar o paradigma de que cultura se remete ao discurso intelectual, aquele expresso por um "falar difícil".
  Dessa forma, consideramos que é necessário haver uma mudança do paradigma do ter para o fazer por meio de atitudes sustentáveis, com as quais o homem possa interagir com o meio ambiente sem degradá-lo. Para a efetivação dessa mudança, podemos propor as seguintes ações:
- Promover eventos sobre materiais recicláveis, que podem ser utilizados como matéria-prima  para construção de uma biblioteca sustentável;
- Promover eventos que produzam hábitos sustentáveis, como por exemplo, feiras de troca de livros;
- Incentivar a manifestação cultural, por meio de exposições  de obras produzidas pelos frequentadores da biblioteca, comunidade em geral e realização de círculos de leitura;

 MELLO, em seu texto "Cultura na períferia", procura mostrar que a períferia  tem sua identidade cultural. Nesse sentido, para a implementação de uma biblioteca sustentável em uma determinada comunidade da periferia, precisamos:
- Conhecer e contextualizar os tipos de manisfestação cultural do entorno da biblioteca;
- Desenvolver o hábito de leitura nos espaços internos e externos da biblioteca;
- Utilizar os 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) na produção de obras de arte pelos frequentadores e demais membros da comunidade, na possível captação de renda através dos materiais e redução do lixo urbano.

 ALMEIDA, em seu texto sobre bibliotecas comunitárias, menciona que  podemos agir localmente atingindo o global, através das seguintes atitudes:

 -Desenvolver projetos de baixo custo para a construção de uma biblioteca sustentável;




  -Mostrar-se disposto e participar de todo processo de elaboração e construção da biblioteca ideal, onde os 3 R's sejam prioridade; 


- Construir, com  a cooperação da comunidade, um centro cultural com espaço para leitura, disseminação da informação e divulgação de diversas culturas.

 Ao lermos VILLANI, percebemos que a biblioteca pública, seja qual for sua tipologia, não deve se resumir a simples função de armazenamento de informações, e sim disponibilizá-las à comunidade de forma que a mesma utilize esse conhecimento e transforme-o em ações, mas para que isso ocorra devemos:
- Fazer com que o usuário participe do processo de construção e elaboração de acervos que atendam a sua necessidade informacional;
- Incentivar a produção de textos e manisfestações culturais diversas que aconteçam no entorno da biblioteca.

E ao lermos FLUSSER, nos questionamos se as técnicas bibliotecárias não afasta a comunidade do mundo dos livros e do saber. Desse modo, o autor menciona que para quebrar esse obstáculo entre "expert" e comunidade, o bibliotecário deve:
- Expressar-se de forma mais compreensível, de modo que o usuário possa participar do processo de aprendizado através dos livros.
- Promover a capacitação de pessoas da comunidade para que elas possam atuar dentro e fora da biblioteca, como agentes multiplicadores do hábito de leitura.

Referências
 ALMEIDA, Maria  Christina Barbosa; MACHADO, Elisa. Bibliotecas
Comunitárias em pauta. In: Encontros com a Biblioteca: Bibliotecas
comunitárias e populares: diálogo com a universidade, 2006, 23 e 24 de
Agosto. São Paulo. Itaú Cultural. Disponível em:
http://www.itaucultural.org.br/biblioteca/download/bibliotecas_comunitarias_e_populares_.pdf.
 Acessado em: 15 maio 2011.


FLUSSER, Victor. A biblioteca como instrumento de ação cultural.
Revista Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte n. 12, v. 2,
p.145-169, set., 1983.

MELO, Denise A.; HIAGON, Ricardo; TAUANY, C. Pazini. A cultura da Periferia. In: Saraus na Periferia  da Cidade de São Paulo: Práticas de ação cultural. 2011, Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia e Ciências da Informação) -Fundação Escola de Sociologia e Política , São Paulo, 2010; p. 37-41.
MILANESI, Luís. A casa da invenção. 4 ed. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.
VILLANI, Elvira. A biblioteca pública como pólo mediador  de cultura.  São Paulo: 2006. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização  em Gerência de sistemas e Serviços de informação). Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário