terça-feira, 25 de novembro de 2014

Biólogo e Bibliotecário: formações aliadas

Diferente de muitos bibliotecários, trilhei anteriormente outra formação diferente do mundo do livros e da disseminação da informação, a me formei em biologia e depois biblioteconomia.


Atuei como pesquisador em laboratório de bioquímica  e professor de ciências e biologia na rede pública de ensino, experiência essa que me serviram como amadurecimento pessoal, acadêmico e profissional.

Posteriormente cursei a biblioteconomia que me expandiu os horizontes de possibilidades, as quais somaram a minha vontade de fazer a diferença na sociedade. Dentre elas agregar os conhecimentos de biologia e biblioteconomia, lado a lado.

Participando de eventos da área e debatendo com professores do curso em sala de aula, percebi que os profissionais do exterior seguem a mesma trajetória de formação que segui.



Pensei que teria dificuldades na questão de linguagens técnicas, entre outras particularidades que biblioteconomia tem, porém me sai muito bem em Linguagem Descritiva e Temática, presumo que esta facilidade se deu pela facilidade em  detalhar, classificar e organizar os animais, os táxons e as espécies.


O desenvolvimento de meu trabalho de conclusão de curso se deu desde os primeiros semestres, pela minha preocupação com o meio ambiente e ia de encontro as causas que acredito. No blog Monitoria Científica da FaBCI - FESPSP, na série TCC 2013 eu relato um pouco do sobre o TCC.

O trabalho que defendi foi "A sustentabilidade, permacultura e as bibliotecas comunitárias: possível implementação" que abordou a infraestrutura de bibliotecas baseadas em apontamentos de soluções sustentáveis de baixo impacto baseadas na permacultura.

Após a formação como bibliotecário, atuo hoje em biblioteca especializada em oncologia, e desenvolvo projeto voluntário de iniciação ao parkour.

Pretendo ainda mostrar a importância de ambas as profissões!!! E  que a simplicidade dos atos é que obtém grandes resultados. Acompanhe o blog, até o próximo post.
por Denis Maimoni


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Momentos nostalgia no Seminário Bibliotecas Vivas











Sabe aquele momento em que você é levado ao passado, quando corre uma lágrima no rosto e você sonha de olhos abertos, foi o que senti ao ver Maurício de Sousa. Isso mesmo, o pai da Turma da Mônica.




Esse fantástico quadrinista nos deu a honra de sua presença ilustre ao 7 Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.


 
Ele contou sua trajetória desde a infância  e seu contato com a biblioteca da escola em Santa Isabel, SP. Relatou sobre suas experiências e trabalhos realizados antes de começar a produzir quadrinhos.



"Percebo que não importa a idade ou classe social, os quadrinhos da Turma da Mônica, com suas sutilezas e encantos, fez, faz e fará parte da vida de muitos leitores".


"Espero que, no próximo ano eu possa participar do evento novamente, e que este tenha  mesma magnitude, apoiando as bibliotecas públicas e comunitárias, pois esta são exemplo de atitudes consciente e sustentáveis para a população. Além disso, elas são fontes das quais os grandes ícones usufruem.

#‎mauríciodesousa‬‪ #‎quadrinistabrasileiro‬ ‪#‎SISEB‬ #bibliotecasvivas



Por Denis Maimoni

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

7° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias



 Para que almeja trabalhar e gosta de bibliotecas públicas e comunitárias segue a dica de um evento que irá abordar a temática.

Participaremos do evento no dia 17 de Novembro, em que terá a participação do ilustre cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, reconhecido internacionalmente, por ter criado a Turma da Mônica, nos remete às lembranças de quando começamos a ter os primeiros contatos com a leitura e o prazer em ler. 

Além de Maurício, teremos a companhia de Waldomiro Vergueiro e Elisa Machado, a qual me inspirou a realização de  meu TCC em bibliotecas comunitárias, espero reencontrá-la.

Acredito que as bibliotecas públicas, assim como as como as comunitárias precisam de muito mais apoio e valorização dos bibliotecários, pois são delas que surgem os futuros leitores.

 Vale a pena dar uma olhada na programação do evento.
Confira a programação completa: