quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bacia de Evapotranspiração ou Ciclo de Bananeiras



  Olá aos leitores do blog!

  Hoje vamos  conhecer um pouco sobre  Bacia de Evapotranspiração ou Ciclo de Bananeiras ou chamada também de Fossa Séptica.

  Conforme comuniquei no post do banheiro seco, que teríamos mais soluções sustentáveis para falta d'água ou destinação para um melhor tratamento da água.

  Quem viu o banheiro seco e achou bacana e pretende instalar e sua residência, com a instalação reduziram em 50% o consumo da água de suas  casas.

  Agora pra quem  tem espaço para jardins em casas residências e quer usar as águas cinzas e negras do banheiro,  produzir um ciclo de bananeira para como vemos abaixo no esboço, onde o vaso sanitário assim como chuveiro e lavatório podem ser direcionados a essa bacia:

Fonte: Permacultura Ilimitada, 2015

  A construção de uma Bacia dessa temos orientações no arquivo do Setelombas onde mostra o passo a passo.
  Além disso, encontra-se vídeos no you tube sobre o passo a passo e cuidados com esse tipo de bacia.


Para se ter uma ideia dos benefícios desse tipo de fossa séptica:
  • Não polui os lençóis freáticos;
  • Produz uma plantação de bananeiras, inhames e taiobas livres de doenças;
  • Dá uma destinação correta as águas negras que iriam para rios, lagos, ou reservatórios de água potável.

 Esses benefícios vão de encontro com os conceitos da permacultura que dizem que cada elemento no ciclo deve cumprir com mais de uma função, sendo assim percebemos que está fossa além de despoluir ainda gera alimentos ao homem.


REFERÊNCIAS
 
Holgren D. Princípios e caminhos da permacultura além da sustentabilidade. 2007. Disponível em: <http://api.ning.com/files/xhRrCavnylXM1phbqvwNFdy8kK4gilumtjZKpuBL0t-C5cjS4H6bY6NoY-RywBAu2khUa1-ANmpQrFOK9ETWnEU9VQUjSSZG/Fundamentos_PC_Brasil_eBook.pdf>. Acesso em: 2013 maio 22.

 Mollinson B. Introduction to permaculture. barking frogs permaculture center. 1981. Disponível em: <http://www.barkingfrogspermaculture.org/PDC_ALL.pdf>. Acesso em: 2013 fev 20.

 Permacultura ilimitada. Fossa Bacia de evapotranspiração. 2015. Disponível em: <http://www.permaculturailimitada.com.br/fossa-bacia-de-evapotranspiracao/> Acesso em: 2015 fev 10.

Setelombas. BET – Bacia de Evapotranspiração. 2010. Disponível em: <http://www.setelombas.com.br/2010/10/bacia-de-evapotranspiracao-bet/> Acesso em: 2015 10 fev 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário