quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Livro Árvore: transformar o livro em árvore.


Sabemos que a produção de livros geram custos tanto financeiros,assim como ambientais em contrapartida sem livro não há informação e desenvolvimento de conhecimento.

Apesar de não apoiar a ideia do desmatamento e a destruição da natureza, fiquei surpreendido com a iniciativa de uma editora Argentina chamada Pequeño Editor, desenvolveu uma iniciativa para os livros infantis, na qual, seus livros são produzidos e confeccionados com folhas de papel reciclável, tintas biodegradáveis, além disso, o mais surpreendente é que suas folhas durante o processo são adicionadas sementes de árvores.




Gostei da iniciativa e apoio este tipo de destinação que se dá a reciclagem de papel e a reposição da natureza.
Abaixo deixo as frases do Editor e idealizador para a reflexão de todos





"Assim as árvores crescem e as crianças também"

"Os livros saem das árvores, hoje uma árvore sai de um livro"


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Convite ao Minicurso: "Permacultura em biblioteca"

Amigos do blog Biblioteca Sustentável...

"Sustentabilidade e Informação caminham juntas"


O post de hoje nada mais é que uma divulgação de um sonho que foi a aliança de entre biblioteconomia e biologia.

Fui convidado a ministrar esse curso e estou muito contente com a oportunidade de disseminar meus conhecimentos, contribuindo para a comunidade científica e uma sociedade melhor.

Para quem não faz ideia do que seja permacultura, o mini-curso abordará os conceitos aplicados as bibliotecas. 

Então o que está esperando? Faça sua inscrição no site do evento. Seguem abaixo as informações:

http://fespsp.wix.com/seminario2015


Ministrante: Denis Maimoni

Ementa: As bibliotecas como fonte de informação à sociedade são de suma importância ao desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, além disso, podem se tornar exemplo de tudo aquilo que sonhamos em qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Diariamente nos perguntamos como aliar sustentabilidade e desenvolvimento? E ao mesmo tempo não perder a harmonia entre homem e natureza. Para responder essas questões é que a Permacultura, criada na década de 70 pelos australiano Bill Mollinson e David Holmgren, pode ser aplicada à biblioteca, em busca da harmonia tão desejada.
O processo de construção das bibliotecas normalmente não recebe atenção significativa no tocante da sustentabilidade e permacultura, ficando à mercê dos métodos convencionais de construção que são caros, agridem e causam impacto ao meio ambiente. Em contra partida, para que as bibliotecas se tornem laboratórios “in loco” e modelo de sustentabilidade à sua comunidade local, ela deve procurar soluções alternativas baseadas nos princípios da permacultura apresentados no minicurso.